19 abril, 2009

Para Ellen




Me despedi da minha amiga naquela tardezinha comendo caranguejo com quase todo grupo reunido. Nesse lugar já tinhamos rido e falado bobagens muitas outras vezes. Naquela tarde/noite, havia risos, brincadeiras, veneno ( sempre), mas podíamos sentir um peso diferente sobre o ar. A saudade já começava a se aproximar, avisando que agora era também parte do grupo. Quando dissemos tchau, foi como se fossêmos nos ver logo mais.


Não fui em sua casa, não dei o abraço de despedida. Achei mais fácil assim. Também sou covarde.


Hoje a tarde sonhei com a despedida. Realmente teria sido difícil. Mas a novidade é difícil de qualquer jeito. Ainda assim.


Ainda assim, eu queria deixar aquele momento na lembrança. Porque é disso que vou lembrar, Ellen.


Lembrar que em dois anos ou menos podemos construir uma amizade pela qual vale a pena chorar de saudade. Lembrar que pra falar de estilo, viagens, pra rir de besteiras e trocar confidências, servem duas cadeiras de um ônibus voltando do trabalho ou uma copa às 8 da manhã antes de tudo começar. Lembrar que pra ser amiga nem precisa emprestar um cinto, basta casacos pra uma viagem rápida pela América do Sul ( rs). Que amiga tem que botar a mã na massa sim! E fazer o parto de sua cachorra quando você está em pânico gritando pela casa feito doida, descabelada, enquanto a "parteira" está maquiada e de salto 15. Lembrar que não precisa nem estar perto, porque os e-mails bobos trazem a amiga pra perto todo dia.


Lembro....e penso. Penso, que a distância aumenta em 24 horas, os e-mails não serão tão constantes, não será possível reve-la tão facilmente...Ah! E agora vou ter que aguentar os abusos de uma amiga se achando no País anos luz daqui....nem to falando de economia e nem nada... to falando é de cosméticos mesmo!!


Vou sentir sua falta. E hoje passei o dia pensando na sua viagem, chegada no Japão, aí achei que eu poderia ajuda-los a te receber melhor fazendo uma listinha de orientações. Traduz pro japonês, anda com ela na bolsa, cola na porta de casa e te poupa do trabalho:


1- Não se aproxime muito rápido. Vai com calma que a pessoa é de escorpião. Qualquer movimento brusco e você poderá ficar paralisado para sempre! rs

2- Tenha bom gosto. Beleza é Básico (ou básica).

3-Não diga o que ela tem que fazer. Pedir ajuda ta liberado, mas ordens, Nunca! A não ser que queira perder um dedo ( no mínimo)

4- Quando ela chorar, não encare.

5- Saiba rir de besteiras, com classe.( Difícil equilíbrio, para poucos, sabemos)

6- Inteligencia é pre-requisito.

7- Encontre o sábio equílibrio entre oferecer ajuda e forçar a barra. Ela não gosta de se sentir acuada.

9-Não se deixe enganar pelas aparências, ela não é durona.

10- Cuide bem da nossa amiga. Com classe e estilo. Boa educação,sempre.Mas, sem frescura!




Pessoa Ellen,


Felicidade, sucesso e glamour!

Com todo carinho do mundo.











3 comentários:

Unknown disse...

Credo, quero morrer amiga de vcs... percebi o veneno sútil que "cinto"...
Agora falando sério, chorei quando li. Taz vc é demais!
Básica, vai com Deus e aprovita! Vc merece!
Bjps

Herr Luiz disse...

Sim, o dia chegou. É perturbador para quem fica(eu!) ver aqueles que estimamos irem. É um misto de dor e alegria, em que é imperativo saber separar exatamente cada sentimento, para não esbarrar no egoísmo. Um pequeno pedaço "físico" se foi com a partida da Tássia. Um outro foi-se com Ellen. Um pequeno resumo deste "sentimento misto" era o que ocorria dentro da Alumar: vejo que uma âncora muito importante foi recolhida. Resta a cadeira vazia, o computador desligado. Um silêncio ensurdecedor no corredor à direita e uma escuridão ofuscante à esquerda. Sem risos, nada. Apenas o quê foi visto, vivido, sentido e ouvido permanecerá. Agora, o clarão, a alegria, música, festa e tudo mais foram deslocados um pouquinho para o lado, 12h para frente no relógio para ser um pouco mais preciso.
Não só concordo com Tássia como tenho um algo mais: Ellen, parabéns. Ofereço-lhe o meu mais profundo e sincero parabéns, meu respeito e minha fé. Você não teve medo de criar o seu espaço no mundo, optou por abrir um novo caminho em vez de seguir um previamente aberto. Seguir caminhos abertos é mediocriadade, uns dizem. Outros, alegam que trilhar caminhos conhecidos aprendendo com nossos erros é maturidade. Claro que temos mais um milhao de outras definições, confesso. Ou seriam rótulos? Na vida, no coração e na mente não existem certo e errado, muito menos fácil e difícil. Existem escolhas, e na minha opinião você optou por uma bem interessante: a de ser você mesma, perseguindo o quê acredita ser o melhor. E é por isto que eu quero parabenizá-la. Ir para um país diferente é difícil? Sim, pode até ser. Contudo, difícil é um fácil que ainda nao sabemos fazer: louvável e não ter medo de tornar o "difícil" em "fácil", ainda que espinhos estejam escondidos em algumas partes do caminho. Por isto, você tem meu respeito. Mas nada disto seria possível sem ser "Ellen Barreto": forte, lutadora, decidida e autêntica - desde o primeiro momento em que a conheci -. Pela dedicação em busca da vitória é que você tem minha fé. Criar o espaço é algo que todos almejam e poucos se aventuram. Sobre a alegria de vê-la, preciso começar com um "Obrigado". Fico feliz com a sua felicidade, afinal de contas, amigos sao amigos simplesmente por serem, sem cobrancas. Porém, sua determinacao ensina-me que ainda posso ter fé nas pessoas, que ainda existem aqueles que lutam pelos seus sonhos. E é por isto que agradeço-lhe. Por fim, mas nao menos importante, acabei de lembrar de um conto de Guimaraes Rosa: A Terceira Margem do Rio, em que um senhor pega uma canoa, fudeia no meio do rio e passa a viver lá, o quê deixa a todos perplexos por não entenderem esta difícil escolha. Ellen, você criou o seu espaço, a sua terceira margem. Enfim, basicamente, você continua eternamente VC!
Suscesso!

Ellen disse...

Agora que já parei de chorar posso agradecer essa homenagem linda e sincera. Os amigos sao a familia que a gente escolhe e eu te escolhi pra ser minha irma, se nao de sangue, de coração...e aberto...
Muito obrigada pelas palavras e principalemnte por nao ter se despedido, até nisso a gente se parece, eu nao aguento despedidas...
Agora, um favor....nao dá pra trocar essa foto do burrinho pela do puá amarelo???? kkkkkkkkkk