11 março, 2010

Ser e Sentir.

Uma discussão difícil.
Sempre, como digo na descrição do próprio blog, preferi sentir.
Não há espaço entre ser e sentir. Não para mim. Porque na verdade, sou nada. Sou somente o que sou capaz de sentir e por isso, tudo muda tanto. Mudo tanto.
Quando somos, somos e pronto. E o peso de ser somente uma coisa é grande demais. Confortável pra todos a nossa volta, já que se torna simples saber o que esperar.Posso me apoiar no que já conheço e esperar sempre mais do mesmo. "Contar com alguém",seria isso? já saber o que esperar dessa pessoa? Quer dizer que quando alguém pergunta se pode contar comigo quer saber se pode contar com determinada reação minha? Nunca tinha pensado nisso. Se for assim, conte somente com minha vontade de sentir, com minha vontade de autenticamente sentir.Conte com meu amor, conte com a minha ódio, conte com minhas conversas, conte com o meu silêncio.Conte com minha doçura, conte com minha amargura. Conte com o meu contentamento, conte com a minha raiva. Conte com o meu sono, conte minha energia. Conte com meu altruísmo e conte com meu egoísmo. Conte com minha coragem, conte com meu pavor.

Não me pergunte mais quem eu sou. Me pergunte o que eu sinto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você é como eu,que prefiro sentir que estou no caminho certo,do que me enganar com o mundo!

Herr Luiz disse...

Pensamento interessante.
'Ser' precisa ter um significado. Logo, denota uma existência palpável, física, enfim, tem-se uma marca. Para ser precisamos sentir. Sentir: raiva, ódio, amor, desprezo, carinho, fé, ternura, descrença, esperança, alegria, realização, felicidade, mágoa, dor, paz e toda a família de objetos que definem um estado. Colocando tudo isto no liquidificador, tem-se a capacidade de ser uma pessoa e não um mero vegetal. Aí, acho que ser torna-se algo mais abrangente do que sentir. Isto porque podemos sentir frio/calor, sede ou saciedade sem, contudo, necessariamente precisarmos disto para sermos alguém. É um sentir superficial, se vc entende meu ponto, stricto sensu... Por outro lado, o 'ser' num âmbito latu senso carece de ter sentimento e, por esta razão, engloba alo maior.