06 março, 2010

O Sono



20:30 de um sábado a noite e eu nunca desejei tanto uma cama. Passados alguns muitos dias sem escrever aqui,continuo num ritmo frenético. Sou paradoxal. O sono sempre foi um dos meus maiores prazeres, ao mesmo tempo sempre estou em envolvida em mais atividades do que se pode realizar tranquilmente num dia normal. Acho que isso aumenta o prazer do sono.
Dormir, sem culpa alguma, no chão, na cama, encostada. De pijama, de camisa, sem nada, dormir.Sozinha ou acompanhada( melhor que seja), dormir. De preguiça, de cansaço, merecendo ou não. Revigora, faz sonhar, por um tempo faz até crescer. Ai! Como eu quero dormir!!!

5 comentários:

Rafael Pinheiro disse...

MC meu deus.! é a cara

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário,. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo "treinado" para dormir menos nos permita ampliar o número de "horas úteis" do dia, mantendo o mesmo desempenho.

Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

Tássia disse...

hein?????????????????
ai ai

Herr Luiz disse...

Aff. Acho que vc precisa urgentemente de:
1- ter uma agenda
2- programar-se (de uma forma ou outra)
3- seguir o item 2 sem varar noite a dentro =)
N.B.: se descobrir como executar o item 3, conte pra mim. Irei escrever um livro de auto ajuda para otários, ganhar muita grana e repartir uma porcentagem com vc!
heheheeheh